Publicado por: baptistasdecantanhede | 2 de Setembro de 2012

BOLETIM SETEMBRO DE 2012

NÃO HÁ BODELHAS NO PLANO DE DEUS

E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes” (Ezequiel 34.17).

Infelizmente é bastante comum ouvirmos crentes reclamando da atenção que recebem de suas lideranças com frases do tipo “aquele pastor nunca foi pastor para mim nem para minha família”. Cabe aqui uma pergunta, com amor e carinho: E você foi algum dia “ovelha para os seus pastores”?

Na Bíblia, encontramos referências a ovelhas, carneiros e cordeiros, animais que são conhecidos pela docilidade e dependência do pastor. Estes animais são símbolos de mansidão, sujeição, submissão. Aliás, o próprio Filho de Deus foi-nos apresentado como Cordeiro. Encontramos também nas Sagradas Escrituras a menção de cabritos ou bodes, animais de comportamentos opostos, traiçoeiros, intempestivos, impertinentes. Alimentando-se de coisas imundas, normalmente são dados à desobediência. E em Ezequiel 34.17 o SENHOR anuncia que um dia fará separação das ovelhas e dos bodes, ou seja, dos bons e dos maus. Em Mateus 25.32,33 também vemos a mesma situação.

Na Igreja de Cristo encontramos os dois tipos de “animais”, desfrutando do mesmo ambiente, da mesma alimentação, disputando o mesmo espaço. Contudo, um tem um coração submisso e outro uma natureza rebelde.

É difícil compreender o que leva uma pessoa que deveria ser ovelha a ter um comportamento de bode. Talvez o relativismo predominante nos dias de hoje ou a luta pelo direito de igualdade contribuam para essa descaracterização do rebanho do SENHOR. Talvez estejamos a assistir o surgimento de algum tipo de mutação transgénica, de um novo rebanho, uma nova espécie. Mesclados com genes de bode e ovelha, assistimos boquiabertos ao surgimento daquilo que alguém apropriadamente resolveu chamar de “bodelha”.

Os pastores estão assustados, pois quando se aproximam de algumas pessoas procurando cumprir o dever cristão de ensinar, exortar, discipular ou – tragédia das tragédias – disciplinar, acabam por se deparar com intransponíveis barreiras humanas de comportamento arredio e defensivo que nada tem de ovelha.

E o mais grave é que este estranho fenómeno tem gerado outro mais estranho ainda: O surgimento de “igrejas” e “ministérios” voltados a atender aos interesses deste “novo rebanho”. Mesmo que isso se choque com o dever de fazer a vontade de SENHOR.

As pessoas parecem não mais se importar – nem acreditar – em conversões genuínas, no mover de Deus, na necessidade de serem novas criaturas. Parece estranho que se lhes aconselhem a serem ovelhas, que se lhes peçam para ouvirem ao pastor da Igreja e, acima de tudo, que ousemos lhes pedir para ouvir as antiquíssimas palavras do Supremo Pastor. Existe até propostas de releituras relativistas daquilo que é sagrado e daquilo que não é.

A despeito de toda esta tendência modernista, se verdadeiramente quisermos servir ao nosso Deus com zelo, seriedade e respeito, temos de nos voltar para as Sagradas Escrituras em sua inteireza. Temos que aprender mais e mais aquilo que verdadeira-mente é agradável a Deus. Caso contrário o nosso culto não passará de culto de tolos.

Deus promove transformação de vidas, fazendo-nos novas criaturas, para o louvor de Sua glória e não para a nossa vontade carnal. Ele não promove mutações transgénicas, Ele muda todo o nosso ser. E não há meio-termo, você é ovelha ou bode, pois “bodelha” é uma aberração da natureza. (Texto Adaptado)

(Clique aqui para ler um texto que foi escrito há mais de 150 anos e que, a despeito da idade, é mais actual que nunca!)

CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA

Sexta-feira, 21, pelas 20H00 – “Vivendo bem no Casamento Apesar das Diferenças
Sábado, 22, o dia to-do: “Ministério com Casais”
Sábado, 22, pelas 20:00, “Os 10 Mandamentos para os Pais”
Domingo, 23, pelas 15H30, “Ministério Pastoral e Vida Familiar” (Conferência para os pastores e suas esposas); Domingo, pelas 18H30, “O que o Futebol ensina às Famílias”.

CALVÃO

Cultos de Estudo Bíblico, Evangelismo e Oração na nossa Congregação em Calvão de Vagos, Terça-feira, pelas 19H30.

ENCONTRO DOS AMIGOS DE SIÃO

Último sábado do mês de Setembro, dia 29.

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA IGREJA BAPTISTA EM COIMBRA

7 Outubro, 11H00, Pregador Missionário Roberto Kedoshim
14 Outubro, 11H00, Pregador Pr. Romildo
21 Outubro, 11H00, Pregador Pr. Heitor Gomes
28 Outubro, 11H00, Pregador Pr. Marcos Amazonas. Neste domingo haverá culto de Ceia do Senhor e almoço comunitário com toda a Igreja reunida, Coimbra e Cantanhede.

DIA DOS VIVOS

Dia 01/11, pelas 21H00, haverá uma palestra subordinada ao tema: “Como lidar com as perdas”. Será oradora a irmã Bertina Coias, Psicóloga consagrada e usada por Deus em várias localidades. Orem por este evento para que Deus atraia a si muitas almas famintas do evangelho de Jesus Cristo. O local está a ser definido. Auditório do Museu da Pedra ou Biblioteca Municipal.

ANIVERSARIANTES DO MÊS

2 – Soraia
3 – Débora Larsen
9 – Lucília
13 – Helena Paula/Toni
15 – Eunice Silva
27 – João Paulo
21 – Gesevaldo
21 – Kawã
22 – Josiane
27 – Meiriely/Alvimar
29 – Santiago Pinto
29 – Filipe
30 – Ivo Bica
1 Outubro – Alice Gomes Simões

CONHEÇA A IGREJA BAPTISTA EM CANTANHEDE

Visite-nos na Rua Marquês de Marialva, n° 35 – 3060-184
Pr. Heitor Gomes: 239 948 129 / 917 187 551
Escola Bíblica Dominical, Domingos, pelas 10H30
Cultos de Louvor e Evangelismo, Domingos após a EBD
Culto de Estudos Bíblicos e Oração, Quartas-feiras, pelas 20H00

BAPTISTAS DE CANTANHEDE NA NET

baptistasdecantanhede.wordpress.com
facebook.com/igreja.decantanhede
baptistasonline@live.com

PARA IMPRIMIR O BOLETIM CLIQUE NO LINK ABAIXO
Boletim Baptista de Cantanhede Edição de Setembro de 2012


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: