Publicado por: baptistasdecantanhede | 28 de Maio de 2012

BOLETIM MAIO 2012

COMPROMETIDOS COM A FAMÍLIA

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:15

Ao pensarmos no tema anual da nossa Igreja, “Comprometidos com Cristo”, somos levados a pensar este mês no nosso compromisso com a família. Comprometidos com a família tem a ver com o empenho e a responsabilidade que cada elemento da família revela um pelo outro. O interesse e o cuidado mútuo vão revelar o nível de compromisso existente e o benefício originado por esse compromisso é sem dúvida aquilo que todos desejam: a felicidade. Deus como família – Pai, Filho e Espírito Santo – está comprometido com a nossa felicidade, cooperando através da salvação, da santificação, e da nossa segurança e proteção. Deus não se ficou por palavras, mas demonstrou de uma maneira prática e visível o compromisso que assumira com o Homem. Deus não se comprometeu por obrigação, mas por amor e deixou-nos o exemplo para que fossemos comprometidos, em primeiro lugar, com Ele e com o nosso cônjuge.

1º COMPROMETIDOS COM O CASAMENTO

Ser comprometido com a família é mais do que uma obrigação. Ser comprometido com a família é um privilégio e uma grande alegria. Quando Deus instituiu a família humana, Ele tinha essa intenção. Vejamos o que diz Provérbios 5:18 e 19 bem como Génesis 2:18 e 22-24: Deus criou o homem e a mulher para que vivessem um compromisso de alegria e satisfação, um compromisso para toda a vida.

Se o tema anual é “Comprometidos com Cristo”, logo, poderemos deduzir que o nosso primeiro compromisso, como família, é para o nosso cônjuge. É importante que desenvolvamos um relacionamento íntimo, um relacionamento forte como chave para a tão almejada felicidade. Os cônjuges devem desenvolver uma amizade profunda que dure para toda a vida, devem aprender a confiar e a respeitar-se mutuamente e a conquistarem a confiança um do outro. Enfim, devem fazer tudo para aumentar o seu compromisso de família segundo o coração de Deus. O compromisso neste núcleo da família deve ser tão íntimo como se duas pessoas fossem apenas uma só carne Mateus 19:5. O compromisso neste pequeno núcleo da família deve ser formado pelo dever mútuo, pela confiança e amizade mútuas, pelo respeito recíproco. Isto envolve esforço mútuo, sem o qual este pequeno núcleo da família não desempenhará bem a função para a qual Deus a formou.

Paulo em 1 Coríntios 7:28, 33 e 34 mostra que o Homem e a Mulher, comprometidos pelo casamento, esforçam-se para ganhar a aprovação um do outro. São altruístas, reconhecem as preocupações um do outro, dão valor aos sacrifícios feitos pelo outro e mostram apreço mútuo. Isto exige esforço. Neste pequeno núcleo da família não há lugar para o egoísmo, mas sim para o amor incondicional que irá ajudar a manter e a aperfeiçoar o compromisso daqueles que Deus criou e juntou para exercerem a sua função e o seu papel dentro do lar. Marcos 10:9; Efésios 5:21 e Colossenses 3:17.

O casal deve entender e aceitar o papel de se amarem e servirem mutuamente para que possam estar cheios de amor, abnegação, renúncia e energia em todos os momentos da vida, mesmo nos fracassos e frustrações para que continuem a glorificar a Deus. Quando o compromisso com o casamento é mantido, surge naturalmente o compromisso com os filhos.

2º COMPROMETIDOS COM OS FILHOS

Os pais estarão comprometidos com os filhos porque entendem e tem consciência de que os filhos não são seus, mas do Senhor. Eles são herança e galardão. Salmo 127:3. Eles foram colocados no pequeno núcleo da família para que os pais possam moldar o seu caráter e os ajudem a atingir a maturidade à semelhança de Cristo. Isto exige esforço continuo através de um treinamento paciente e persistente e acima de tudo pelo exemplo público da vida dos pais. Se lermos alguns textos do livro de Deuteronómio vamos deduzir que a Palavra de Deus, inscrita no coração dos pais, deve ser transmitida de uma forma visível. Por exemplo, Deuteronómio 4:9; 6:6; 11:18 e 26:16. Paulo na segunda carta a Timóteo refere o exemplo eficaz de Loide e Eunice na fé de Timóteo. Isto só se consegue quando, nós os pais, tememos a Deus, e nos sujeitarmos mutuamente como ao Senhor, O temor a Deus é uma ação preventiva contra a desobediência a Deus. Provérbios 16:6. Dessa maneira os nossos filhos sentirão que os amamos, que nutrimos uma grande afeição e interesse por eles e que lhes estamos ensinando os princípios básicos da vida, de honestidade e atenção para com os outros, algo que eles veem em nós e assim, estarão crescendo e se transformando em adultos conscientes e responsáveis. Criemos nossos filhos na disciplina e admoestação do Senhor (Provérbios 14: 26; 13:24 e 22:6) e teremos um grande compromisso com os membros da família espiritual.

3º COMPROMETIDOS: FAMÍLIA ESPIRITUAL

Podemos assumir muitos compromissos, mas não podemos descurar o nosso compromisso com os domésticos da fé (Gálatas 6:2,10). Temos a responsabilidade de nos edificarmos mutuamente (1ª Tessalonicenses 5:11) de nos amarmos (1ª João 4:20).

Tal como estamos comprometidos com a família carnal, também devemos estar comprometidos com a família espiritual e é lá, no pequeno núcleo familiar, que se aprende o compromisso com a família espiritual. Os relacionamentos com a família espiritual serão o reflexo dos relacionamentos com o pequeno núcleo familiar. Quando um sofre, todos sofrem, quando um tem um problema todos vão a seu socorro. No pequeno núcleo vivem-se intensamente as emoções e perante uma situação complicada todos correm em auxílio porque são família e porque o amor e respeito são vivenciados no dia-a-dia. O mesmo sangue corre nas veias como o mesmo amor está derramado nos corações dos irmãos na fé para que tenham igual cuidado uns dos outros (1º Coríntios 12:25).

Os fracassos, as falhas, os pecados são perdoados porque há intimidade, há o compromisso de orar, chorar, de ajuda mútua. Estamos comprometidos uns com os outros porque nos relacionamos, porque participamos de atividades comuns e acima de tudo porque Deus colocou no nosso coração o seu amor e o seu exemplo de compromisso com a humanidade (João 3:16). Dentro da família espiritual devemos estar comprometidos com os líderes espirituais.

4º COMPROMETIDOS COM OS PASTORES

Muitas vezes descuramos este compromisso familiar com os pastores. Esperamos que ele cuide, vele, ore, faça tudo por todos os membros da família espiritual. Esperamos dele uma árdua e espinhosa tarefa. 1ª Pe 5:2,3 deixa claro que o pastor deve cuidar das ovelhas e em Hb 13:17 mesmo Paulo diz o quanto tem sofrido pelo cuidado que tem por todas as igrejas, mas deixa claro o cuidado que devemos ter com os pastores, rogando aos crentes de Tessalónica que façam a sua parte nessa gigantesca tarefa de cuidar da família espiritual (1ª Ts 5:12,13). Paulo diz que os crentes devem ter os pastores em grande estima e amor e que devem cooperar no sentido de cuidar, velar, edificar, exortar consolar e animar todos os que, no seio da família espiritual, necessitam de apoio e suporte.

Os pastores velam, oram, intercedem pela Igreja do Senhor e necessitam de apoio e suporte físico, além daquele que não falha e falta, o do Espírito Santo, para poderem fazer o trabalho do Senhor com alegria (Hb 13:17). Neste mês em que refletimos o compromisso com a família, desenvolvamos esse compromisso apoiando os irmãos na fé e aliviando a carga do pastor, para que ele tenha tempo e energia para cuidar da família espiritual, sem descurar esse cuidado com a esposa e filhos.

Desenvolvamos este compromisso com a família e experimentaremos a felicidade, a paz e a alegria que Cristo nos prometeu.

Deus nos ajude a entender e aceitar a nossa função dentro do pequeno núcleo da família, perante os nossos filhos e irmãos na fé sem esquecer o suporte ao nosso pastor.

(Mensagem pregada pelo Pr. Heitor Gomes no dia 20 de Maio de 2012)

CALENDÁRIO BOA SEMENTE

No início do ano distribuímos centenas de calendários “Boa Semente”. Provavelmente muitas pessoas estão sendo edificadas com as mensagens diárias neles contidas. Como estas mensagens além de evangelísticas trazem doutrinas bíblicas bem fundamentadas, exortamos a todos que desenvolvam o hábito de lê-las a cada dia. Você acabará por surpreender-se com histórias maravilhosas como a do dia 07 de Maio que dizia o seguinte:

“Um presidiário recusou um Novo Testamento oferecido por um evangelista que pregava entre os detentos. ‘Pode ficar com sua Bíblia que sou meu próprio deus’, resmungou arrogantemente o criminoso. Uma semana depois, quando aquele crente visitava novamente a cadeia, foi pego de surpresa com o detento eufórico a dizer: ‘Pode me chamar de irmão que agora eu sou crente também’. E então lhe contou a seguinte história:

‘Embora tenha recusado o Novo Testamento que tu me ofereceste, meu colega de cela o aceitou. Quando voltamos para a cela ele pediu-me que lesse em voz alta alguns trechos, pois ele é analfabeto. Mesmo a contragosto comecei a ler. Algum tempo depois, percebi que meu colega adormecera. Só que eu não consegui parar de ler.

Li durante a noite toda sem ter nenhuma ideia porque estava a fazer aquilo. Então Deus começou a falar ao meu coração. Entendi que precisava pedir Seu perdão pelos pecados que cometi e render minha vida ao Senhor Jesus Cristo. E foi o que fiz!’

Depois de cumprir sua sentença aquele homem foi liberto do fardo do seu passado e hoje é membro ativo de uma igreja evangélica na Argentina. Deus o alcançou de maneira surpreendente!”

Que bela história! Imagine quantas pessoas poderão ter tido experiências semelhantes ao lerem os versículos e as mensagens contidas nos calendários? Leia você também e colabore para que possamos comprar os exemplares que serão distribuídos no ano que vem.

COIMBRA – No dia 10 de Junho o culto será realizado nas instalações da Igreja em Coimbra na Av. Emídio Navarro nº 54 pelas 11h00. Não faltes. Esta é uma oportunidade da Igreja estar toda junta em adoração a Deus. A seguir ao culto teremos um almoço comunitário. Leva a tua receita preferida.

CALVÃO – No dia 12 de Junho iniciaremos os cultos de Oração e Estudo Bíblico na casa do Missionário Roberto Kedoshim na Rua das Oliveiras nº 5, Cabecinhas, pelas 19h30.

AMIGOS DE SIÃO – No dia 30 de Junho realizaremos mais um Encontro dos Amigos de Sião pelas 14h00 nas dependências da Igreja. Venha conhecer mais sobre as profecias messiánicas e aprender cantar louvores na língua que Jesus falava.

CULTO DE ORAÇÃO – Toda Quarta-Feira pelas 20h00 acontece o nosso culto de Oração e Estudo da Palavra. É maravilhoso vermos, a cada encontro, os relatos de respostas às orações anteriormente feitas. Se podes, não deixe de compartilhar deste importante momento da nossa igreja.

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – O verdadeiro crente em Jesus Cristo deve sentir sede em conhecer sempre mais a respeito da Palavra de Deus. E não há momento mais apropriado para isso do que a EBD. Chegue mais cedo aos Domingos, pois à partir das 10h30 estamos a estudar importantes livros da Bíblia.

DIA DOS VIVOS – Em Novembro os católicos celebram o Dia dos Fiéis Defuntos e nossa igreja pretende realizar um importante trabalho evangelístico. O objetivo é colocar uma mensagem de esperança PARA CADA VIVO que visitar o cemitério de Cantanhede naquele dia. Como a luta espiritual será imensa, desde já ore por esta programação.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

MARÇO

Entradas: €381,92
Saídas: €351,19
Ministério Zeladoria: € 21,60
Ministério Igreja: € 29,59
Ministério Beneficência: € 00,00
Ministério patrimonial: €300,00
Saldo positivo para Abril: €30,73

ABRIL

Entradas: €317,67
Saídas: €420,46
Ministério Zeladoria: € 80,47
Ministério Igreja: € 39,99
Ministério Beneficência: € 00,00
Ministério patrimonial: €300,00
Saldo negativo para Maio: € 102,79

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Fausto Grilo, dia 9
Heitor Gomes, dia 13
Joel Marques, dia 19
Helena Paula, dia 20
Ivo e Helena Bica, dia 24
Josh Kedoshim, dia 24
Maria Piedade, dia 29

PARA IMPRIMIR O BOLETIM CLIQUE NO LINK ABAIXO

Boletim Baptista de Cantanhede Edição de Maio de 2012


Responses

  1. Louvado seja O NOME DO SENHOR para todo sempre. A luta é árdua porém maior é o NOSSO DEUS , “avante soldados destemidos” na luta contra o mal e na força DO SENHOR que é sem igual.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: