Publicado por: baptistasdecantanhede | 4 de Fevereiro de 2012

BOLETIM NOVEMBRO 2011

EDIÇÃO ESPECIAL – 20 ANOS DA IGREJA BAPTISTA EM CANTANHEDE

Aniversário de Igreja Baptista em Cantanhede

SOMOS UMA IGREJA ACTIVA EM OBRAS E PERSEVERANTE NA SÃ DOUTRINA
─ Apocalipse 2.18-29 ─

Ao olharmos para a Igreja em Tiatira observamos que ela era ativa em obras, mas não perseverante na sã doutrina. Ao contrário, nós em Cantanhede, queremos ser ativos em obras e perseverantes na sã doutrina. Queremos ser assim porque entendemos que Jesus não terá contemplações nem desculpará a Igreja que permitir infiltrações de falsos ensinos, falsas doutrinas ou membros que se afastem da santidade requerida por Jesus.

Jesus fala das obras realizadas pelo povo da Igreja que fielmente servia a Jesus nos cultos, nas assembleias, nas reuniões. A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas obras (Tiago 2:14-17). Os servos de Deus devem ser “sempre abundantes na obra do Senhor” (1 Coríntios 15:58), pois Deus nos criou para boas obras (Efésios 2:10).

Jesus menciona o amor da Igreja, cuidando uns dos outros, visitando-se mutuamente, procurando demonstrara o amor de Deus às pessoas através do seu cuidado extremo, como sendo o princípio fundamental na vida do cristão.

Jesus menciona o serviço que a Igreja realizava em prol da humanidade. A Igreja estava atenta às necessidades do povo da cidade e procurava levar a mensagem de esperança, compaixão e misericórdia para com o povo aflito e sem rumo.

Jesus faz referência à perseverança de alguns dos crentes em Tiatira. Ele conhece aqueles que no meio da corrupção, do mundanismo procuravam perseverar na sã doutrina, a qual tinham aprendido dos apóstolos e, agora, a vivenciavam sabendo que Cristo era real e que estava presente em todos os momentos.

As obras da Igreja eram mais numerosas do que as primeiras. Jesus tece grandes elogios à Igreja de Tiatira. Se por um lado a Igreja era elogiada, por outro era severamente condenada pelo fato de alguns dentre eles cometerem imoralidades resultado do ensinamento falso promovido pelos discípulos de Jezabel. Ao seguirem esses ensinamentos deturpados, com capa de santidade e justiça, levou a que os corações dos santos buscassem a luxúria da sua carne.

Um povo que ouvira a Palavra de Deus, que conhecia a santidade de Deus e que deveria ser totalmente consagrado e dedicado exclusivamente ao Senhor, dá ouvidos a falsos ensinos. O culto que deveria ser em espírito e verdade era contaminado e corrompido, apesar de parecer que tudo estava dentro dos padrões e estatutos do Senhor.

Vemos que os discípulos de Jesabel, mesmo sabendo que estavam errados, mantém-se assim irredutíveis sem arrependimento. Estavam com um pé no mundo e outro na Igreja. Não se separavam completamente das coisas do passado, não viviam uma alegria completa por não se satisfazerem completamente nas coisas espirituais nem nas coisas materiais.

Tal como estudamos em Romanos arrependimento e santificação são indispensáveis para um verdadeiro discípulo de Cristo. Faltando um deles, a salvação não está assegurada porque ela, salvação, passa pelo arrependimento e santificação. Muitos porém não aceitaram nem seguiram as falsas doutrinas e Jesus promete alívio e exorta-os a se manterem fiéis até ao fim.

Os verdadeiros discípulos de Cristo em Tiatira tinham que lutar arduamente e confiar em Deus certos de que a recom-pensa é certa e boa para aqueles que obedecem à Sua Palavra. Ele não permite que seus servos sejam tentados além de suas forças (1 Coríntios 10:13). Contudo Ele mostra a necessidade da perseverança, mesmo quando enfrentamos tribulações.

Aqueles que crêem neste evangelho não têm outro caminho, senão viver as suas vidas unindo os seus corações com a igreja e com os santos de Deus, devendo defender a sua fé até o final.

Na Igreja de Tiatira não havia santidade nem desejo de buscar essa qualidade inerente ao verdadeiro filho de Deus. Tal como Paulo diz em 2 Tss.2:15 – “Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa”.

Que a Igreja em Cantanhede seja diferente da de Tiatira para que quando nosso Senhor Jesus Cristo voltar a possa encontrar santa e irrepreensível.

ECUMENISMO

Texto extraído do calendário Boa Semente, distribuído no início do ano pelos membros da igreja.

A CRISTANDADE está dividida em numerosas denominações. Hoje em dia muitos acreditam que podem unificá-la. O Senhor Jesus não veio para “reunir em um corpo os filhos de Deus”? (João 11.52) Procura-se uma boa base doutrinária capaz de reunir o maior número de tendências possíveis. “Esqueçamos nossos velhos rancores e nos unamos! Se cada um se mostrar tolerante e participativo, chegaremos à unidade”.

O defeito característico desse tipo de pensamento sedutor e aparentemente generoso é que não é verdadeiro.

Jesus é a verdade. Ele é o Senhor, ou seja, Aquele que tem a autoridade. A base doutrinária sobre a qual se pretende unir todos é a verdade simples e cristalina, tal como o Senhor Jesus nos revelou nos evangelhos? Ou é mais um sutil compromisso humano, sabiamente dosado para não despertar velhas paixões?

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1.11). E por que não O receberam? Porque o Senhor Jesus veio de uma maneira diferente da que esperavam. O Senhor não está preocupado em satisfazer a vontade humana, nem em agradar a todos.

Portanto, por que alguns têm o enorme desejo de acomodar a verdade de modo que ela caiba nas expectativas dos outros, unindo-a a ensinos que a deturpam? Tal unificação traz um crescimento numérico significativo, porém também traz consigo uma destruição espiritual sem precedentes.

Apeguemo-nos à pessoa de Jesus Cristo; busquemos a Sua aprovação. Lembremos da advertência do apóstolo Paulo: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, por que que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor e Eu vos receberei” (2 Co 6.14-17).

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO

Dia 04, Ingrid
Dia 20, Leandra Lubiana
Dia 23, Estefane
Dia 28, Maria do Carmo

Para fazer o download do boletim em PDF clique no link abaixo

Baixar o Boletim de Novembro de 2011


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: